Hospital Naval de Natal promove Ação Cívico-Social em comunidade da zona norte

 

Atendimento odontológico

 

A comunidade do Loteamento Jardim Progresso, na Zona Norte de Natal, teve um dia diferente, no dia nove de junho. Cerca de 150 militares e colaboradores estiveram na Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão realizando atendimento à população durante a Ação Cívico-Social (ACISO) - Um Mar de Cidadania, realizada pelo Comando do 3° Distrito Naval, por meio do Hospital Naval de Natal (HNNa).        

O Diretor do HNNa, Capitão-de-Mar-e-Guerra (Md) Sérgio de Souza Mendes, lembrou que o evento faz parte das comemorações alusivas ao 146° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. Ele ressaltou a importâncoa da Ação, “para essa  comunidade, que enfrenta muitas carências, é uma benfeitoria muito importante, pois a ACISO leva informações relevantes à comunidade que é beneficiada.”

 

Atendimento médico

 

Durante a Ação, foram realizados 354 atendimentos médicos, distribuição de 189 medicamentos, 64 procedimentos odontológicos, 173 escovações em crianças, 150 mulheres fizeram oficina de artesanato em “fuxico”, distribuição de 100 bilhetes para a retirada gratuita de identidade, emissões de nove carteiras de trabalho e 124 pessoas cortaram o cabelo.
       
Além desses serviços, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ministrou uma palestra sobre primeiros socorros, em especial, relacionados aos acidentes domésticos mais comuns. Também realizou a simulação de um atendimento de urgência.

O diretor da Escola, Edson Lima Lobato Júnior, afirmou que uma ação desse tipo tem um valor incalculável para toda a comunidade. Já a dona de casa Kátia da Silva disse que aprendeu a fazer artesanato e irá praticar em casa.
       
Há seis meses, a estudante Josenilda dos Santos apresenta panos brancos na pele. Ela foi atendida pela pediatra do Hospital Naval que estava de plantão na ACISO. “Já recebi o medicamento e vou fazer o tratamento como a médica me orientou”, afirmou.

Na área de enfermagem, foi realizada a aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de preservativos. Estiveram presentes médicos da área clínica geral, pediatria, dermatologia e otorrinolaringologia.

No evento, também foi realizada uma exposição com materiais do Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste (SSN-3), do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa), do Corpo de Bombeiros e de Escoteiros do Mar sediados no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

 

Palestra odontológia para crianças

altura