logotipo
O símbolo do PROANTAR, desde sua criação, sofreu algumas alterações até chegar ao seu atual design, adotado em 2005, a fim de melhor representar o propósito da presença brasileira no Continente Antártico.
As retas azuis no círculo branco indicam a projeção dos meridianos, que convergem no ponto central – o pólo sul geográfico. Os paralelos são as circunferências concêntricas a esse ponto. Sob esta projeção cartográfica encontra-se a constelação do Cruzeiro do Sul, conforme figura na Bandeira Nacional, ou seja, correspondendo ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8:30 do dia 15 de novembro de 1889. Formada por estrelas de cinco pontas, esta constelação é usada como fator de localização para navegantes e, como indica o próprio nome, aponta o sentido Sul, onde está localizada a Estação Antártica Comandante Ferraz.
A inscrição "PROANTAR" refere-se às iniciais do "Programa Antártico Brasileiro", que tem a atribuição de planejar e executar as atividades logísticas e científicas em local tão distante e inóspito, sempre enfocando as questões ambientais. A inscrição "CIRM", Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, representa o colegiado composto por diversos órgãos e instituições responsáveis pela condução das atividades brasileiras no Continente Gelado.
A utilização das cores nacionais nos demais círculos concêntricos sobrepostos e o fundo branco simboliza a presença brasileira na Antártica, e destaca a participação do país – por meio das suas universidades, dos órgãos públicos e da iniciativa privada, dos civis e militares - neste importante Programa de Estado, que garante ao nosso País o reconhecimento da comunidade antártica internacional e a participação ativa nas decisões que afetam aquele continente.