Dia dos
Conheça a nossa história
Passado
A Brigada Real da Marinha foi a origem do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil.
Criada em Portugal em 28 de agosto de 1797, por Alvará da rainha d Maria I, chegou ao Rio de Janeiro em 7 de março de 1808, acompanhando a família real portuguesa que transmigrava para o Brasil.
Atualmente, o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) está inserido na organização da Marinha, por intermédio do Comando-Geral do CFN (CGCFN) e de seu componente operativo, o Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), este último subordinado ao Comando de Operações Navais.
Presente
O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), conhecido como o conjugado anfíbio da MB, atua na organização e preparo de grupamentos operativos de Fuzileiros Navais para realizar operações anfíbias de guerra naval, como as operações anfíbias e ribeirinhas, passando pelas atividades de emprego limitado da força, como as operações de paz, até as atividades benignas, como as de apoio à defesa civil.
A permanente condição de pronto emprego dos Fuzileiros Navais atende à Estratégia Nacional de Defesa e demanda que as tropas da FFE sigam um rigoroso ciclo de adestramento, que as capacita para atuar em todo o espectro das operações militares, desde um combate real, em operações de guerra naval, perpassando o emprego limitado da força, como nas operações de Garantia da Lei e da Ordem, e em operações benignas, como as operações de assistência humanitária.
Futuro
Até 2030, o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), parcela intrínseca, portanto, indissociável do Poder Naval, consolidar-se-á como a força estratégica por excelência, de caráter expedicionário, de pronto emprego e de projeção de poder. Como integrante do componente anfíbio da Marinha do Brasil, conferirá prontidão operativa e capacidade expedicionária ao Poder Naval ampliando suas possibilidades para atuar, tempestiva e eficazmente, em qualquer região que configure um cenário estratégico de interesse.
O CFN será imprescindível para a proteção da Amazônia Azul, pois contribuirá para conferir credibilidade à presença do Poder Naval no Atlântico Sul, seus contornos e ilhas oceânicas.
Valores
Todo Fuzileiro Naval adota diuturnamente, os valores essenciais: honra, competência, determinação e profissionalismo como parte integrante de sua postura. Na combinação desses valores e no zelo pela sua permanente observância assentam-se suas atitudes e sua capacidade operacional, facilitando o desafio de se manter permanentemente pronto para ser empregado quando e onde for necessário.
Linha do tempo
Composição do CFN
Ao CGCFN compete gerenciar as atividades relativas à administração estratégica dos recursos humanos do CFN e do material de uso exclusivo ou preponderante do CFN; buscar a eficácia das atividades de educação física e desportos na Marinha do Brasil; bem como orientar o desenvolvimento doutrinário do CFN, a fim de contribuir para o preparo e emprego de Fuzileiros Navais.
ConheçaA Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) é um dos principais vetores de projeção do Poder Naval sobre terra, sendo composta por unidades organizadas, treinadas e equipadas para executar operações terrestres de caráter naval e operações anfíbias, quando tropas de fuzileiros são lançadas por uma Força Naval a partir do mar para a conquista de uma faixa de terra no litoral.
Conheça"Quando se houverem acabado os soldados no mundo - quando reinar a paz absoluta - que fiquem pelo menos os Fuzileiros como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram!"
Agência Marinha
Evento foi presidido pelo Ministro da Defesa e teve presença das primeiras mulheres do curso de soldados do País
Leia mais...Corpo de Fuzileiros Navais é vetor de excelência na projeção do Poder Naval sobre terra
Leia mais...Conheça a história dos Fuzileiros Navais, força estratégica de caráter expedicionário e de projeção do Poder Naval em terra
Leia mais...Iniciativa é um marco na inclusão das mulheres no setor operativo das Forças Armadas
Leia mais...Cidades da Baixada Fluminense e do Sul Fluminense foram afetadas por fortes chuvas na última quarta-feira
Leia mais...