Projeto dos Navios-Patrulha de 500T
A retomada da construção no Arsenal ocorreu no ano de 2019 e foi marcada pelos projetos dos Navios-Patrulha “Maracanã” e “Mangaratiba”. Trata-se de Navio-Patrulha de 500 toneladas e que, atualmente, está em fase final de construção. Os navios tiveram sua construção iniciada no estaleiro civil Ilha S.A., sendo, posteriormente, transferidos para o Arsenal de Marinha, em virtude da descontinuidade das atividades.
Reforça a soberania do País na Amazônia Azul
Revolucionando a tecnologia brasileira e a indústria naval, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) representa um significativo avanço tecnológico no País, pautado em capital intelectual, engenharia sensível e tecnologia de ponta, além de incentivar a política de defesa, impulsionar a capacitação de pessoal e fortalecer a soberania nacional. Um importante avanço do PROSUB foi a Mostra de Armamento do Submarino (S40) “Riachuelo”, realizada no dia 1º de setembro de 2022, no município de Itaguaí (RJ).
Novos navios da Marinha têm previsão de entrega entre 2025 e 2029
O início do processo de construção de quatro navios de guerra, que farão parte da Esquadra da Marinha do Brasil – Fragatas “Classe Tamandaré” – foi marcado por uma cerimônia realizada no dia 21 de junho, na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC). No local, foi apresentado o mockup do navio, que é um compartimento da Fragata “Classe Tamandaré”. Trata-se de uma reprodução em dimensões reais da seção de uma das praças de máquinas do navio.
O navio será capaz de operar no verão e outono no Continente Antártico
Após pesquisa e estudos realizados pela Marinha do Brasil (MB), o futuro Navio Polar (NPo) teve seu nome escolhido: "Almirante Saldanha". O NPo reduzirá o tempo de reabastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), em função dos guindastes com maior capacidade de carga e manobra, e será melhor equipado para o lançamento de acampamentos e terá maior autonomia para ampliar o apoio às pesquisas.
Cerimônia de Batimento da Quilha do futuro Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Anna Nery”
A Marinha realizou, no dia 22 de outubro, em Manaus (AM), a Cerimônia de Batimento da Quilha do futuro Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Anna Nery”, que será empregado no atendimento e prestação de serviços médico-hospitalares nos Estados do Pará e do Amapá, área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, o que reitera a relevância dessa região para os interesses estratégicos e a soberania do Brasil A cerimônia representa uma tradição naval e marca o início da construção de um navio.
Dom Antônio Álvares da Cunha, 1º Conde da Cunha, foi o 9º Vice-Rei do Brasil Colônia.
Natural de Angra dos Reis, João Cândido Brazil nasceu em 8 de março de 1848.
Foi Inspetor do então Arsenal de Marinha da Corte, no período de 1854 a 1857.
Filho de franceses, Napoleão João Baptista Level nasceu em Ilhéus, Bahia.
Carlos Braconnot nasceu no Rio de Janeiro, em 1831.
Em 25 de agosto de 1830, em Florianópolis, nascia Trajano Augusto de Carvalho.
O Almirante Julio César de Noronha foi Aspirante a Guarda-Marinha em 1862.
Pedro Max Fernando Frontin foi um militar brasileiro pertencente à Marinha do Brasil.
Foi Diretor Militar do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
Foi Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, entre 1956 e 1958.
Ary dos Santos Rongel nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal.
Foi Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro no período entre 1959 e 1961.
Next