Como parte das comemorações do Bicentenário da Independência, em 2022, a Marinha do Brasil também comemorará os 200 anos da Esquadra.
Criada para combater as forças navais portuguesas que se opunham à independência do Brasil, em 1822, nascia a Esquadra brasileira.
Em 10 de novembro do mesmo ano, o pavilhão nacional foi içado pela primeira vez em um navio de guerra brasileiro, a Nau “Martim de Freitas”, posteriormente rebatizada de Nau “Pedro I”, o primeiro navio Capitânia da Esquadra.
Foi nesse contexto que o jovem Marques Lisboa, futuro Marques de Tamandaré e Patrono da Marinha, embarcou como Voluntário da Armada, na Fragata Niterói, em 1823.
Desde seu batismo de fogo, durante a Guerra da Independência, em 04 de maio de 1823, a bordo da Nau Pedro I, Joaquim Marques Lisboa serviu em diversos navios da Esquadra.
As ilustrações do Marinheiro (QPA) Pedro Lucas Gonçalves Bonfim, inspiradas nos traços marcantes e vibrantes do Comandante Carlos Garrido (In Memoriam), buscaram retratar os navios da carreira do Almirante Tamandaré, que estarão disponíveis na 4ª Edição da magnífica biografia escrita pelo Almirante Dídio Costa, denominada “Tamandaré, um herói brasileiro.”
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Desenvolvido pelo Centro de Comunicação Social da Marinha