OPERANTAR

Acampamento em Lions Rump

O acampamento na região de Lions Rump, Ilha Rei George, com duração de 38 dias, permitiu a realização de atividades de dois grupos de pesquisa: PERMACLIMA (Universidade Federal de Viçosa) e FLORANTAR (Museu Nacional).

Foi realizado levantamento fitossociológico de 11 ambientes vegetados, com a identificação e registro da cobertura de diferentes espécies de musgos, liquens e angiospermas, com o objetivo de entender e avaliar o efeito das características físicas e químicas dos solos na distribuição e cobertura das espécies vegetais da Antártica.

Para a descrição dos tipos de solos presentes na área e coleta de amostras, foram abertos 16 perfis e coletadas mais de 100 amostras para análises físicas, químicas, mineralógicas e micromorfológicas. Esse estudo tem por objetivo entender como se deu a evolução da paisagem em Lions Rump, focando em elementos como o estabelecimento das pinguineiras, soerguimento dos terraços marinhos, recuo das geleiras, estabelecimento dos canais fluviais, além da formação das principais geoformas da Antártica.



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2021 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar