OPERANTAR

PROANTAR apoia o Instituto Antártico Uruguaio

Atividade logística na Baía Fildes, em conjunto com o programa Antártico Chileno.

No dia 15 de novembro de 2021 o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) concluiu o apoio logístico prestado ao Instituto Antártico Uruguaio (IAU), por meio do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, que transportou combustíveis, sobressalentes e andainas para a Base Científica Antártica Artigas, localizado na Baía Fildes - Antártica.

O IAU é a agência governamental do Uruguai criada para programar e desenvolver as atividades científicas, tecnológicas e logísticas antárticas, a fim promover a pesquisa no Continente Branco.

A carga foi embarcada em 11 de novembro, no cais do porto Muelle Arturo Prat, na cidade de Punta Arenas, no Chile. O apoio brasileiro às atividades logísticas do país vizinho oficializa a grande colaboração existente entre os programas antárticos nacionais para a realização das tarefas e trabalhos conjuntos na região austral. A medida fortalece o espírito de cooperação previsto e incentivado no âmbito do Tratado da Antártica, ao qual o Brasil aderiu em 1975.

NApOc Ary Rongel embarcando a carga em Punta Arenas



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2021 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar