OPERANTAR

PROANTAR apoia o Instituto Antártico Uruguaio

O Gigante Vermelho, como é conhecido o Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel”, cumpriu mais uma etapa da primeira fase da 40a Operação Antártica (OPERANTAR XL). Em 01 de dezembro, nas proximidades da ilha de Seymour I, em Marambio, foi realizada a primeira missão com a aeronave UH-17 (EC135) a bordo do navio, para executar o recolhimento de acampamento científico, bem como, apoiar o projeto TerrAntar-UFV para manutenção dos sítios de monitoramento.

Material lançado na Operantar XXXVIII sendo recolhido na aeronave Águia 90 Manutenção no sistema de monitoramento do Projeto TerrAntar-UFV

 

Nesta Operação foram cumpridos 13 pousos em Marambio, totalizando 10 horas de postos de voo, sendo 5 horas e 52 minutos de voo com a aeronave Águia 90. O pesquisador e o montanhista desembarcaram na casa de botes da Estação Argentina, onde estava o material a ser recolhido, e fizeram o deslocamento a pé até o ponto de pesquisa para manutenção do equipamento. Na oportunidade, foram recolhidos, aproximadamente, 2 toneladas de material de acampamento, o que equivale a 9m3.

Em continuidade a manutenção da rede de monitoramento térmico-hídrico dos solos antárticos foram realizadas as manutenções na estação. A dificuldade encontrada na missão foi o deslocamento de 50 kg de material, com ventos fortes acima de 40 nós, numa distância percorrida aproximadamente de 1,5 quilômetros.



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2021 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar