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NApOc Ary Rongel realiza mudança de planejamento em função das condições meteorológicas

O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, precisou realizar uma mudança inopinada em seu planejamento devido a degradação das condições meteorológicas no Estreito de Drake. Após uma piora significativa nas condições de mar e de vento, com previsões de vento de 38 nós com rajadas de até 58 nós e de possibilidades de ondas com alturas superiores a 9 metros no Estreito, o Gigante Vermelho, por medida de segurança, adiou a travessia para a cidade de Punta Arenas-CHI, aguardando na Enseada Martel (proximidades da EACF), uma nova janela de passagem, com condições meteorológicas mais favoráveis. O estreito de Drake é a parte do oceano austral situado entre a extremidade sul da América do Sul e a Antártica reconhecida como uma das zonas com as piores condições marítimas do mundo.

Previsão da condições meteorológicas no Estreito de Drake para o período em que o Navio realizaria sua navegação para a cidade de Punta Arenas-CHI (fonte – aplicativo windy)

Navio aproveitou o tempo extra na Baía do Almirantado para adiantar fainas logísticas, recebendo da Estação Antártica Comandante Ferraz containers de carga que terão como destino final a cidade do Rio de Janeiro, por ocasião do término da Operação Antártica XL.

Chata de carga atracando a contra-bordo do H-44 para realização de fainas logísiticas

O cumprimento do planejamento na região antártica é fortemente dependente das condições climáticas locais. Tal fato acarreta um certo dinamismo no cronograma dos Navios e aeronaves, e eventuais ajustes nas atividades de pesquisa programadas ao longo de toda a Operação.

Chata de carga em deslocamento final para a EACF ao término do transporte logístico



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A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

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