OPERANTAR

NApOc Ary Rongel retorna à cidade do Rio Grande-RS

No dia 21 de dezembro, o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” atracou em Rio Grande, Complexo da 4ª Seção da Barra, onde deverá permanecer até o dia 09 de janeiro de 2022. Após 2 meses e 15 dias em missão no Continente Antártico, perfez um total de 62 dias de mar, 9.494 milhas navegadas, apoiou pesquisas científicas e promoveu atividades logísticas. Com o encerramento da 1a fase da 40ª Operação Antártica, em assistência ao Programa Antártico Brasileiro, o Gigante Vermelho concluiu com êxito mais uma etapa da missão.

Atividades logísticas no Cais do Porto Novo, em Rio Grande

O NApOc Ary Rongel atuou nas principais tarefas de apoio logístico e reabastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz. Além disso, prestou apoio aos projetos de ciência e tecnologia em diversas áreas, na região polar austral. Na primeira fase foram empregados os botes orgânicos, o Destacamento Aéreo Embarcada, com duas aeronaves UH-17, que proporcionaram o recolhimento de um acampamento de 2 toneladas, na ilha Marambio. Por último, ressalta-se, a continuidade ao Levantamento Hidrográfico, considerado um trabalho técnico de alta complexidade e geração de subsídios para atualização de documentos cartográficos.



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2021 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar