OPERANTAR

Eclipse Solar na Antártica

No dia 04 de dezembro de 2021, ocorreu um eclipse solar em todo o continente Antártico. O eclipse solar ocorre quando há um alinhamento exato entre o Sol, a Lua e a Terra, de forma que o Sol é bloqueado pela Lua quando visto pela Terra. É uma oportunidade rara de se estudar fenômenos atmosféricos na região, que são influenciados pelo bloqueio da radiação solar durante o escurecimento. O último elipse solar total na Antártica foi em 2003 e o próximo será apenas em 2039.

O eclipse deste ano, aconteceu em torno das 4:15 da manhã, e foi monitorado por diversas estações no continente Antártico, e o Brasil marcou presença neste importante estudo de escopo internacional, com instrumentos instalados na Estação Antártica Comandante Ferraz, dentro do projeto IMANTAR, coordenado pela Professora Emília Correia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os pesquisadores Eduardo Perez Macho (Mackenzie-SP) e o Prof. José Henrique Fernandez (UFRN) monitoraram o fenômeno, na EACF.

Um desses instrumentos é um sistema GNSS da NOVATEL que recebe sinais de satélites GPS, que estão orbitando a Terra à 20 mil km de altitude, e os dados recebidos são analisados quanto aos efeitos da radiação solar na alta atmosfera do planeta (acima de 100 km de altitude). Após a coleta, os dados serão compartilhados com os pesquisadores/instituições participantes que fazem parte do projeto internacional, e haverá material disponível para diversos estudos científicos por parte dos países envolvidos.

Figura 1: estações da Antártica que fazem parte do projeto sobre o eclipse solar.

Figura 2: antena conectada ao receptor GPS ao lado do Módulo VLF



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2021 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar