OPERANTAR

Coordenador Científico na EACF

Em novembro de 2021, ao chegar à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), o Prof. Paulo Eduardo Aguiar Saraiva Câmara, Coordenador do Projeto BRYOANTAR, assumiu também a função de Coordenador Científico na Estação.

A ala de laboratórios Professor Dr. ROCHA-CAMPOS, que fica no bloco Leste da Estação Antártica Comandante Ferraz, é composta por 14 laboratórios. Qualquer pesquisador que faça uso das instalações deve seguir a Norma Padrão de Ação n° 20, que também estabelece as normativas dos laboratórios externos e do módulo de lavagem de sedimentos da nova Estação.

Para cada fase da Operação Antártica, o MCTI/CNPq designa um Coordenador Científico que ficará responsável pela gestão do uso das instalações de pesquisa e seus equipamentos, com o objetivo de prevenir acidentes e zelar pela segurança dos usuários e da infraestrutura, e orientar os pesquisadores em relação à utilização dos laboratórios e seus equipamentos, gerenciar as demandas das atividades científicas, garantir a qualificação e a segurança dos usuários, promover o correto emprego das facilidades disponíveis e organizar seminários científicos, dentre outras.

No dia 06 de dezembro, juntamente com a passagem do Grupo-Base, foi feita a substituição do Coordenador Científico na EACF, passando a exercer a função o Prof. Marcelo Henrique Soller Ramada, Coordenador do Projeto BRIOTECH.


Fotos: Edson Vandeira



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2021 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar