OPERANTAR

Passagem de Comando da EACF

No dia 06 de dezembro de 2021 ocorreu a cerimônia de passagem de funções do Grupo-Base Polaris para o Grupo-Base (GB) Antarcticus, presidida pelo Secretário da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, Contra-Almirante Antonio Cesar da Rocha Martins, por videoconferência.

Secretário da CIRM presidindo a cerimônia por videoconferência.

O Capitão de Fragata Alessandro Domingos Gurski, assumiu o cargo de Chefe da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e estará à frente do GB Antarcticus até dezembro de 2022.

Cerimônia de passagem de comando para o Grupo-Base Antacticus. Crédito: Edson Vandeira

Durante o evento o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e o Navio Polar “Almirante Maximiano” estavam fundeados na Baía do Almirantado, permitindo a participação dos Comandantes e da Coordenação Embarcada de cada um dos navios. Os pesquisadores dos projetos Briotech, BryoAntar, Criosfera, FioAntar, Imantar e Terrantar, que estão desenvolvendo atividades de campo e coleta de amostras nas imediações da EACF, e os montanhistas que apoiam as atividades do PROANTAR na região da Península Antártica, também estiveram presentes.

Militares integrantes dos Grupos-Base reunidos para a cerimônia de passagem de comando com os navios ao fundo. Crédito: Edson Vandeira

Em comemorações promovidas na Antártica, é comum haver representação internacional das estações próximas à EACF, com a presença dos navios estrangeiros. Porém, em razão das restrições impostas pela Covid-19, não aconteceua participaçãodas comitivas de outros programas antárticos.



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2021 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar