OPERANTAR
Em continuidade a Operação Antártica XL (OPERANTAR XL), pesquisadores e militares de apoio logístico embarcaram no Navio Polar Almirante Maximiano (H-41), no dia 4 de novembro para o início do período de quarentena atracado, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, em cumprimento aos protocolos estabelecidos em razão da pandemia do COVID-19, antes de sua desatracação rumo ao Continente Gelado.
Como parte do protocolo de segurança, todos os militares e civis participantes, integralmente imunizados contra o COVID-19, no dia anterior ao embarque foram submetidos à testagem pelo método RT-PCR, com apoio da Estação de Apoio Antártico no Rio de Janeiro (ESANTAR-RIO) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), que procederá com a análise e emissão de laudos dos exames coletados.
Testagem realizada na Enfermaria do Navio em 9 de novembro
Além disso, durante o período de quarentena novos testes são realizados empregando o método antígeno e, as vésperas da partida do navio, prevista para ocorrer no dia 14 de novembro, será efetuada uma última testagem pelo método RT-PCR, garantindo a segurança de todos para o início da missão.
A OPERANTAR XL terá a duração de cerca de seis meses, se encerrando no dia 13 de abril de 2022, com o retorno dos navios antárticos para o Brasil. Durante a Operação o navio será empregado no apoio das atividades científicas dos projetos em campo no levantamento hidrográfico da área marítima da Ilha Rei George, onde está situada a EACF.