OPERANTAR

Estrutura e atividades do Projeto IMANTAR e ATMOS

O Projeto IMANTAR tem como objetivo ampliar o conhecimento do comportamento da ionosfera frente aos impactos do clima espacial na região antártica. Para isso, a pesquisa utiliza antenas de sondagem da ionosfera instaladas nas proximidades do Módulo VLF, a 300 metros da Estação Antártica Comandante Ferraz. As antenas externas são conectadas aos equipamentos dentro do módulo, que geram dados em tempo real e que podem ser acessados remotamente.

Juntamente com o Projeto ATMOS, também com sede no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), realiza a coleta de dados atmosféricos em diferentes camadas (troposfera, mesosfera e termosfera) visando melhorar nosso conhecimento sobre a previsão do tempo e a influência de raios solares e cósmicos na Antártica e suas influências na Terra.



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2021 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar