OPERANTAR

Navio Polar “Almirante Maximiano” faz a retirada de material da Ilha de Elefante

No dia 7 de fevereiro de 2022, o Navio Polar “Almirante Maximiano” realizou o recolhimento de materiais remanescentes de acampamentos na Ilha Elefante. Toda a manobra de retirada foi realizada por meio da aeronave UH-17 (EC-135-T3), que participa da OPERANTAR XL, uma vez que o acesso por embarcação é muito dificultado pelo peculiar relevo da remota ilha. Durante os trabalhos, foram contabilizadas mais de 9 horas de voo, tendo a nova aeronave realizado, pela primeira vez na Antártica, o transporte de carga externa por meio da manobra chamada VERTREP (reabastecimento vertical). Ao todo foram transportados cerca de 3 toneladas de material, demonstrando mais uma vez a elevada capacidade dos meios da Marinha do Brasil em atendimento as complexas atividades logísticas realizadas em prol do Programa Antártico Brasileiro.

Em uma parada rápida, o “Tio Max”, como é conhecido o Navio Polar, atracou em Punta Arenas por volta das 11 h, para realizar o reabastecimento do navio e embarcar cerca de 380 kg de carga de gênero fresco, que serão recebidas pela Estação Antártica Comandante Ferraz e desatracou às 16:30 rumo ao Continente Branco.

Créditos: CMG(FN)Galdino

Créditos: Denni Ferreira (Alpinista PROANTAR)



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2022 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar