OPERANTAR

Navio Polar “Almirante Maximiano” – Término da 1ª Etapa da OPERANTAR XL

Após 18 dias de permanência na Antártica, na madrugada do dia 17 de dezembro, o Navio Polar “Almirante Maximiano” iniciou a sua viagem de volta ao Brasil, para concluir a 1ª Etapa da 40ª Operação Antártica (OPERANTAR XL). Durante a sua permanência nas longínquas terras austrais, o Navio realizou com êxito todas as tarefas planejadas para apoio aos projetos de pesquisa e, também, de cunho logístico com a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Após alguns dias de navegação, em 26 de dezembro, o Navio atracou na cidade de Rio Grande-RS, onde permanecerá atracado até o dia 12 de janeiro de 2022, iniciando a 2ª Etapa da OPERANTAR XL regressando novamente à Antártica, onde permanecerá até o mês de março.

Nesta 1ª Etapa da OPERANTAR, o Navio navegou 6.393 milhas náuticas e completou 41 dias de mar, desde a sua saída da cidade do Rio de Janeiro-RJ, em 14 de novembro de 2021.

Navio atracado em Rio Grande-RS



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2021 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar