OPERANTAR

Ministério do Meio Ambiente na Operação Antártica XL

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), como coordenador do Grupo de Avaliação Ambiental do Programa Antártico Brasileiro (GAAm/PROANTAR), tem a atribuição de implementar as diretrizes estabelecidas pelo Protocolo de Proteção Ambiental ao Tratado da Antártica (Protocolo de Madri).

Durante a 40ª Operação Antártica (OPERANTAR XL), o MMA participou de distintas atividades realizadas na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), tais como:

- Visitas de campo às estações da Baía do Almirantado, para coleta das informações necessárias à revisão do plano de manejo da Área Antártica Especialmente Gerenciada nº 1 (ASMA 01).

- Verificação das questões relacionadas aos cuidados ambientais na EACF constantes do checklist das inspeções internacionais previstas no Tratado da Antártica.

- Acompanhamento das atividades dos projetos de pesquisa científica do PROANTAR e do projeto multinacional de monitoramento da presença de espécies de moscas não-nativas na Ilha Rei George.

Fotos: Luciana Hemétrio Valadares/MMA



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2021 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar