Dia dos

Fuzileiros Navais

Desde 1808, 07 de março, 216 anos

Valores

Honra, competência, determinação e profissionalismo

ADSUMUS

HONRA: “A Honra é o patrimônio da alma”

Bem intangível, que sintetiza os valores mais altos do ser humano, como a ética, a moral e a integridade. É o alicerce da conduta de todo Fuzileiro Naval e o farol o qual o guia. Sem honra, não tem valor nossa servidão militar, a qual tanto exige de nós, mas a que, voluntariamente, nos entregamos.

Como nos ensinou nosso Patrono da Marinha, Almirante Tamandaré: “Honra é a força que nos impele a prestigiar nossa personalidade. É o sentimento avançado do nosso patrimônio moral, um misto de brio e de valor. Ela exige a posse da perfeita compreensão do que é justo, nobre e respeitável, para elevação de nossa dignidade: a bravura para desafrontar perigos de toda ordem, na defesa da verdade, do direito e da justiça”.

Em nome dessa honra, todo Fuzileiro Naval é um patriota responsável por seus atos, disciplinado, que cumpre com suas obrigações, zela pela integridade de seus companheiros, lidera pelo exemplo e possui coragem mental, moral e física.

COMPETÊNCIA: “A harmonia entre saber, querer e Poder”

É a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes que nos permitem cumprir com eficiência as mais variadas tarefas.

Nesta era do conhecimento, não mais será possível liderar, argumentar, debater, comandar, enfim, sem um profundo quinhão de saber. A credibilidade profissional do CFN repousa na compreensão de que uma força anfíbia e expedicionária deve estar sempre bem adestrada e instruída. A competência faz com que todo Fuzileiro Naval esteja sempre pronto para tomar difíceis decisões, em ambientes complexos, e lidar com o novo, seja durante seu adestramento, seja sob a tensão do combate.

DETERMINAÇÃO: “A vontade inesgotável de cumprir sua missão”

É a capacidade de sobrepujar todas as adversidades, a garra para enfrentar os desafios com foco na missão a ser cumprida. Sem determinação, teria sido impossível aos Fuzileiros Navais de antanho realizar suas aspirações, por mais utópicas que fossem, mas que nem por isso deixaram de ser realizadas. É a determinação que nos faz manter compromisso inabalável com nossas utopias e crer que um dia haveremos de realizá-las. É a determinação que nos faz executar com profissionalismo as tarefas a nós atribuídas e a firmar laços de mútua confiança que prosperam a cada desafio suplantado.

PROFISSIONALISMO: “A predisposição para a busca da perfeição”

Corpo de Fuzileiros Navais é uma tropa exclusivamente composta por militares voluntários, exclusivamente admitidos por concurso público, desde o soldado mais moderno ao seu Comandante-Geral. São submetidos a rigoroso processo de seleção e treinamento, sendo reconhecidos como tropa com alto grau de adestramento e eficiente que, rapidamente, adquire status de tropa “veterana”, pelo tempo de permanência de seus integrantes em suas fileiras e pela realização de seguidas operações, permitindo um ciclo de transmissão de conhecimentos aos jovens Fuzileiros Navais.

Como valor institucional, o profissionalismo se traduz no espírito de dedicação e disciplina próprio dos Fuzileiros Navais, sempre prontos para cumprir toda e qualquer tarefa com o máximo de excelência, independentemente de sua importância ou relevância. O profissionalismo reflete-se na certeza de pertencimento a uma Instituição que é maior que a soma de cada um dos seus integrantes, e no compromisso de cada um em entregar a ela o seu melhor.









Desenvolvido pelo Centro de Comunicação Social da Marinnha


Ir para o topo