Page 49 - Livro - A Construção Naval Militar no Brasil
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Capítulo 1 – Gênese histórica da Construção Naval Militar no Brasil – Navios com propulsão a vela





























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                                                                                    batismo simbólico do navio, cuja madrinha foi a Sra. Darcy
                                                                                    Vargas, esposa do Presidente Getúlio Vargas.









                  Nos anos 1930 e 1940, o AMRJ retomou posição de força
                  motriz da construção naval brasileira, ao lançar ao mar 22
                  embarcações, em especial o Monitor “Parnaíba”, em 1937,
                  que atuou na escolta de comboios de navios mercantes
                  no Atlântico Sul, durante a II Guerra Mundial, e que, após
                  ser submetido a um processo de modernização, passando
                  a dispor de maior autonomia, mobilidade, flexibilidade
                  e poder combatente, mantém-se, ainda em serviço, com
                  adequadas condições de combate e capaz de contribuir para
                  a manutenção da soberania do país na fronteira oeste.

                  O Monitor “Parnaíba” teve sua construção iniciada em 11 de
                  junho de 1936, quando foi cravado o primeiro rebite na sua
                  quilha pelo Presidente da República, na carreira nº 2. Após       O “Parnaíba”, pertencente à Flotilha do Mato Grosso, navega
                  quase um ano e três meses de construção, flutuou no dia 2         até hoje na área do Comando do 6º Distrito Naval, situado em
                  de setembro de 1937, com 72% do seu deslocamento total.           Ladário-MS. É considerado o Navio de Guerra mais antigo
                                                                                    do mundo em atividades operativas.











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