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Nomar - junho 2017 - nº 902
Marinha do Brasil acompanha
operação piloto Ship-to-Ship
Operação piloto Ship-to-Ship no Terminal de Angra dos Reis (RJ)
A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de A operação Ship-to-Ship pode ser realizada em
Portos e Costas (DPC) e da Delegacia da Capitania dos áreas portuárias ou em mar aberto, visando à exporta-
Portos em Angra dos Reis (DelAReis), acompanhou ção de petróleo bruto extraído das bacias petrolíferas,
uma operação piloto de transferência de carga entre com signiicativa redução de custos operacionais. A
navios a contrabordo. Denominada Ship-to-Ship, a utilização do terminal é mais uma alternativa para
atividade foi realizada, em 12 de maio, no Terminal de operações dessa natureza, com a prerrogativa de
Angra dos Reis (RJ) e envolveu os navios petroleiros poder operar com navios do tipo VLCC.
“Brasil 2014” e “TI Hellas” (VeryLargeCrude Carrier A DPC já está em fase de elaboração de procedi-
– VLCC). mentos especíicos para esse tipo de operação, que
Com o foco nos aspectos relacionados à segurança serão inseridos nas Normas da Autoridade Marítima
da navegação e à preservação do meio ambiente, a sobre Tráfego e Permanência em Águas Jurisdicionais
ação aconteceu para que pudessem ser comprovados Brasileiras (NORMAM-08/DPC). Estiveram a bordo
os resultados dos estudos e simulações no Tanque de dos navios, representantes do Instituto Estadual do
Provas Numérico da Universidade de São Paulo, um Ambiente, da Prefeitura de Angra dos Reis, bem como
simulador capaz de representar condições idênticas técnicos da Petrobras e da Transpetro, acompanhan-
às geradas em um tanque físico. do toda a atividade.
AvHoFlu “Caravelas” realiza mapeamento da
hidrovia Paraguai-Paraná
De 24 de abril a 8 de junho, o Aviso Hidroceanográico rio e assim identiicaram, com clareza, nas imagens
Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas” realizou a Comissão tridimensionais, todas as feições do leito.
“SONDOPE 2017”. Nesse período, o navio trabalhou para
a atualização cartográica do trecho exclusivamente
paraguaio da hidrovia Paraguai-Paraná. Principal rota
luv d exportaçã par a economia da Argentina,
Bolívia e Paraguai, a hidrovia se estende por quase
3.500 km entre Cáceres, no Mato Grosso, e Nueva
Palmira, no Uruguai.
A Comissão foi fruto de um acordo bilateral entre
os governos e as Marinhas do Brasil e do Paraguai
para sondage levantament hidrográic d uma
faixa de 213 quilômetros da hidrovia. Nos resultados
apresentado pel navio fora identiicada três
embarcações naufragadas no Passo Arrecifes (um dos
trechos mais perigosos do Rio Paraguai).
Para essa ação, foram utilizadas lanchas
hidrográica co ecobatímetro monofeix e
multifeixe, que fazem parte do rol de equipamentos
mais modernos para sondagem em águas rasas. Esses
equipamentos escanearam 100% do assoalho do AvHoFlu “Caravelas”
4 Centro de Comunicação Social da Marinha