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Nomar - fevereiro 2018 - nº 910
Marinha do Brasil realiza Operação “Aspirantex-2018”
Esquadra
Exercício de transferência de carga leve entre a Fragata “União” (F45) e o NDCC “Almirante Saboia” (G25)
Em 12 de janeiro, o Navio de Desembarque de sequência, os navios retornaram para o Brasil no
Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” Porto de Itajaí (SC) e encerraram a operação com
e o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” a atracação na Base Naval do Rio de Janeiro, em
desatracaram da Ilha de Mocanguê, em Niterói (RJ), Niterói (RJ).
para integrar um Grupo Tarefa (GT) e dar início à
Operação “Aspirantex 2018”, que se estendeu até 1º Manobras – Os aspirantes puderam ver de perto
de fevereiro. O CGT foi o Comandante da 2ª Divisão a realização de importantes exercícios operativos,
da Esquadra, C Alte Cozzolino. como as manobras táticas, nas quais os navios
A “Aspirantex” tem como propósito elevar o grau cumpriram diversos sinais táticos para mudança
de prontidão dos meios navais e aeronavais da das suas posições ou das formaturas. Foi uma
Esquadra e contribuir para familiarizar os aspirantes oportunidade de os aspirantes acompanharem o
do 2º ano da Escola Naval com a vida no mar e trabalho realizado nos passadiços dos navios.
orientá-los na opção de Corpo e na escolha da
habilitação.
A operação contou com 207 aspirantes, seis deles
mulheres. A “Aspirantex” envolveu 1336 militares e
contou com exercícios ligados às tarefas básicas do
Poder Naval por meio de sete navios, seis aeronaves
da Marinha do Brasil e seis da Força Aérea Brasileira.
Durante os três primeiros dias, os aspirantes
participaram de atividades como: desatracação sob
ameaça assimétrica, navegação em canal varrido,
postos de combate, recebimento de aeronaves,
qualificação e requalificação para pouso a bordo e
exercícios de crash no convoo, evoluindo para postos
de abandono e verificação de balsas salva-vidas.
Outros exercícios foram realizados nas duas
primeiras semanas: controle de avarias, tiro sobre
alvo à deriva, manobras táticas, transferência de
carga leve, light line noturno, navegação astronômica,
operações aéreas, fast rope e trânsito sob ameaças
de superfície e aérea.
A primeira fase de mar encerrou-se com a
atracação do NDCC “Almirante Saboia” e do NDM
“Bahia” nos portos de Montevidéu, no Uruguai, e Qualificação e requalificação para pouso a bordo e exercí-
Mar Del Plata, na Argentina, respectivamente. Na cios de crash no convoo
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