EDNEI BORGES
"A minha motivação veio do gosto pelas coisas do mar e pelo entusiasmo que tinha, desde criança, com relação aos militares e ao mergulho".
Ednei ingressou na Marinha, aos 18 anos, para prestar serviço militar e viu ali, uma forma de concretizar o seu sonho: tornar-se mergulhador. Hoje, segundo ele, “o contato direto com o mar e seus seres faz com que o mergulho se torne uma profissão curiosa e ao mesmo tempo interessante. Esse vínculo direto com a natureza, em sua forma mais primitiva, faz desta atividade a mais fascinante dentre tantas outras”.
Ao falar dos momentos mais marcantes, relata: “ Um dos eventos que marcaram a minha vida profissional, e por que não dizer a minha própria, foi um mergulho que realizei no Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Um mergulho espetacular, envolto em grandes algas marinhas, rodeado por barracudas, tartarugas gigantes e até mesmo, para minha grande surpresa e apreensão, um enorme tubarão tigre. Para minha sorte e de meu dupla, hoje Suboficial Mergulhador de Combate Mendes, tudo ocorreu bem. Concluímos a nossa tarefa com perfeição, tendo, como pano de fundo, além do que já relatei, uma visibilidade de mais de 20 metros e a sensação de estar flutuando em um paraíso.”