Page 53 - Relatório de Gestão Comando da Marinha - 2023
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Operação Antártica - OPERANTAR
A Marinha do Brasil (MB) concretiza as ações necessárias ao PROANTAR por meio,
principalmente, da Operação Antártica (OPERANTAR). Dividida em atividades logísticas e de
pesquisa, a OPERANTAR se caracteriza por ser uma missão de longa duração, em uma região
insular e de trabalho em condições adversas, devido às peculiaridades do clima antártico. A MB é
responsável por gerenciar a logística do PROANTAR, que implica no planejamento das Operações
Antárticas, com emprego de navios, aeronaves e recursos humanos para manter a Estação
Antártica Comandante Ferraz em funcionamento, realizando pesquisas nas mais diversas áreas do
conhecimento, durante os 365 dias do ano.
Normalmente, a OPERANTAR é iniciada com o carregamento dos navios, no porto do Rio de
Janeiro. Nessa etapa, são embarcados todos os materiais, equipamentos e gêneros necessários
para o funcionamento da Estação e para o desenvolvimento das atividades dos Projetos de
Pesquisa que serão executados durante o ano todo a bordo dos navios da MB, na EACF e em
acampamentos isolados.
A MB realizou, em 2023, duas OPERANTAR em apoio ao Programa. A primeira, de janeiro
a abril (OPERANTAR XLI) e a segunda, de outubro a dezembro (OPERANTAR XLII), totalizando
330 militares, dois Helicópteros UH-17, o Navio Polar Almirante Maximiano e o Navio de Apoio
Oceanográfico Ary Rongel. Além disso, a Força Aérea Brasileira realizou 10 voos de apoio logístico
à EACF com a aeronave KC-390 auxiliando, também, 140 pesquisadores brasileiros. Área sondada
de 1.846,93 km².
O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel além de realizar pesquisas hidroceanográficas,
exerce atividades de apoio logístico à EACF, com o transporte de combustível, gêneros,
equipamentos e materiais diversos que permitem o funcionamento ininterrupto da Estação e seus
sistemas. Serve, ainda, de plataforma para a realização de pesquisas, efetuando lançamentos e
recolhimentos de pesquisadores em refúgios e acampamentos isolados no continente Antártico.
O Navio Polar Almirante Maximiano é empregado, prioritariamente, em coleta de dados
oceanográficos na região Antártica, em apoio aos projetos científicos do PROANTAR, podendo ser
utilizado, ainda, tanto em Águas Jurisdicionais Brasileiras como em outras regiões de interesse,
com a finalidade de realizar levantamentos hidroceanográficos para a atualização de cartas e
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