Page 101 - Relatório de Gestão Comando da Marinha - 2023
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SERVIÇO DE OUVIDORIA

           A Ouvidoria da Marinha (OUV-MB) articula-se com todas as OM                      A  Carta  de  Serviços  ao  Cidadão, instituída  por meio  do  Decreto
       da Força, com a finalidade de atender às demandas dos usuários e                 nº 9.094, de 2017,  é uma prática exitosa em diversas organizações
       fornecer subsídios para o aprimoramento dos serviços prestados e                 públicas de vários países, tendo o cidadão como o principal agente que
       atendimento ao público. Os militares integrantes da OUV-MB capacitam-            participa das melhorias dos serviços públicos oferecidos. Por meio dela,
       se constantemente na área por meio de diversos cursos oferecidos pela            a Marinha do Brasil firma um compromisso na prestação do atendimento
       Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, além da participação            de qualidade e no comprometimento com a sociedade brasileira.
       em workshops e seminários promovidos, principalmente, pela Ouvidoria-
       Geral da União, tendo sido concluídos 12 cursos no ano de 2023.                      Em novembro de 2023, a Carta de Serviços da MB, em consonância
                                                                                        com o rol de serviços disponibilizado no portal Gov.BR,  foi avaliada pela
           Foi aprovado o primeiro normativo interno, no âmbito da Ouvidoria            Secretaria de Governo Digital, não tendo sido observadas necessidades
       da MB, visando à melhoria do processo existente, com a consequente               de melhorias ou ajustes em seus serviços.
       diminuição no tempo de resposta ao cidadão de 20 para 18 dias. A                     O conteúdo da carta, em modo interativo, pode ser acessado por meio
       implantação do Conselho de Usuários foi postergada, tendo em vista a
       revisão do modelo atual por parte da Diretoria de Proteção e Defesa do           do endereço: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/comando-da-marinha.
       Usuário de Serviço Público da Ouvidoria-Geral da União.

           Em 2023, foram recebidas 3.574 manifestações pela OUV-MB,
       volume cerca de 30% maior comparado ao ano de 2022, quando foram
       recebidas 2.724 manifestações, sendo os assuntos mais demandados:
       Gestão de Pessoal; Autoridade Marítima; Saúde; Educação e Ensino
       (Concurso); e Administração (Licitação e Pagamentos).


                          SÉRIE HISTÓRICA DAS MANIFESTAÇÕES

                                 Comparativo 2022/2023
          500
          450
          400
          350                                                                2022
          300                                                                2023
          250
          200
          150
          100
           50
            0
               JAN  FEV  MAR  ABR  MAI  JUN  JUL  AGO  SET  OUT  NOV  DEZ
                                 Série histórica das manifestações recebidas pela OUV-MB – Comparativo 2022/2023
                                                                                                                                                              101
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