Page 101 - Relatório de Gestão Comando da Marinha - 2023
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SERVIÇO DE OUVIDORIA
A Ouvidoria da Marinha (OUV-MB) articula-se com todas as OM A Carta de Serviços ao Cidadão, instituída por meio do Decreto
da Força, com a finalidade de atender às demandas dos usuários e nº 9.094, de 2017, é uma prática exitosa em diversas organizações
fornecer subsídios para o aprimoramento dos serviços prestados e públicas de vários países, tendo o cidadão como o principal agente que
atendimento ao público. Os militares integrantes da OUV-MB capacitam- participa das melhorias dos serviços públicos oferecidos. Por meio dela,
se constantemente na área por meio de diversos cursos oferecidos pela a Marinha do Brasil firma um compromisso na prestação do atendimento
Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, além da participação de qualidade e no comprometimento com a sociedade brasileira.
em workshops e seminários promovidos, principalmente, pela Ouvidoria-
Geral da União, tendo sido concluídos 12 cursos no ano de 2023. Em novembro de 2023, a Carta de Serviços da MB, em consonância
com o rol de serviços disponibilizado no portal Gov.BR, foi avaliada pela
Foi aprovado o primeiro normativo interno, no âmbito da Ouvidoria Secretaria de Governo Digital, não tendo sido observadas necessidades
da MB, visando à melhoria do processo existente, com a consequente de melhorias ou ajustes em seus serviços.
diminuição no tempo de resposta ao cidadão de 20 para 18 dias. A O conteúdo da carta, em modo interativo, pode ser acessado por meio
implantação do Conselho de Usuários foi postergada, tendo em vista a
revisão do modelo atual por parte da Diretoria de Proteção e Defesa do do endereço: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/comando-da-marinha.
Usuário de Serviço Público da Ouvidoria-Geral da União.
Em 2023, foram recebidas 3.574 manifestações pela OUV-MB,
volume cerca de 30% maior comparado ao ano de 2022, quando foram
recebidas 2.724 manifestações, sendo os assuntos mais demandados:
Gestão de Pessoal; Autoridade Marítima; Saúde; Educação e Ensino
(Concurso); e Administração (Licitação e Pagamentos).
SÉRIE HISTÓRICA DAS MANIFESTAÇÕES
Comparativo 2022/2023
500
450
400
350 2022
300 2023
250
200
150
100
50
0
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Série histórica das manifestações recebidas pela OUV-MB – Comparativo 2022/2023
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