Page 169 - Relatório de Gestão Comando da Marinha - 2023
P. 169
PRINCIPAIS INICIATIVAS E RESULTADOS NA ÁREA DE TI POR CADEIA DE VALOR
O setor busca fortalecer a qualidade dos serviços prestados pela MB, ao público externo e interno, que utilizem a TI como ferramenta.
CADEIA DE VALOR PRINCIPAIS INICIATIVAS PRINCIPAIS RESULTADOS
Sistema de Pessoal do CFN - SIGEP Gerenciar a Carreira dos Fuzileiros Navais
Gestão de Pessoal
Sistema de Pessoal da MB - BDPES Gerenciar a Carreira dos Militares
Gerenciar as Aquisições
Sistema de Informações Gerenciais de
Abastecimento - SINGRA
Armazenamento e distribuição de Material
Sistema de Pagamento de Pessoal - SISPAG Gerar Folha de Pagamento
Gestão Administrativa
Sistema de Gestão de Material da MB - SISMAT Gerenciar os Bens Patrimoniais
Sistema de Gerência de Documentos - SIGDEM Gerenciamento dos documentos e mensagens da MB
SIPLAD Apoio à Gestão Orçamentária
Gestão Orçamentária SIGSAUDE Gerenciar Prontuários, Faturamento, etc.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Central de Tratamento de Incidentes em Redes de Computadores Desenvolvimento Seguro de Software
da Marinha
Foi iniciado o estudo técnico para aprimorar os procedimentos atuais
A Central de Tratamento de Incidentes em Redes de Computadores relacionados ao desenvolvimento seguro nos softwares da MB e tornar o
da Marinha do Brasil (CTIR.mar), localizada no Centro de Tecnologia processo mais confiável, auditável, estável e protegido contra ameaças.
da Informação da Marinha (CTIM), possui suas atividades voltadas ao Além da parte normativa, o estudo abrange a prospecção de tecnologias
tratamento de incidentes (detecção, análise e resposta), bem como na para automatizar os processos de análise estática e dinâmica de código,
adoção de medidas adicionais em prol da Segurança da Informação (SI) verificação e inventário de bibliotecas open source (supplychain) e teste
na Rede Corporativa Integrada da Marinha (RECIM). de qualidade.
169